Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Acanthocladus santosii (Wurdack) J.F.B.Pastore & D.B.O.S.Cardoso NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-11-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie de arbusto a pequena árvore encontrada floresta pluvial atlântica da Bahia e Espírito Santo. Distribuição restrita, com extensão de ocorrência de 22.783 km² e área de ocupação de 24 km². Descrita em 2010. Conhecida de quatro situações de ameaça, em Porto Seguro, Itagimirim (BA), Linhares, Sooretama (ES), foi coletada entre 1969 e 1996. Encontrada no Parque Nacional de Monte Pascoal e Reserva Biológica de Sooretama. Quase ameaçada pela perda de habitat, em consequência do desmatamento para atividades agropecuárias e silvicultura. No entanto, como sua extensão de ocorrência é acima de 20.000 km² e a área de ocupação não é um bom parâmetro de sua distribuição uma vez que o habitat florestal é originalmente contínuo, a espécie deve ser considerada quase ameaçada.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Acanthocladus santosii (Wurdack) J.F.B.Pastore & D.B.O.S.Cardoso;

Família: Polygalaceae

Sinônimos:

  • > Polygala santosii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita em Novon 20(3): 322. 2010.

Distribuição

Ocorre nos estados da Bahia e Espírito Santo (Pastore et al., 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos a pequenas árvores (Pastore et al., 2010).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Osúltimos remanescentes florestais do Sul da Bahia estão fortemente ameaçados,mesmo com a duplicação das áreas públicas protegidas, e a criação de ReservasParticulares do Patrimônio Natural. A principal razão da ameaça é a grave criseda cultura do cacau, fortemente associada às últimas florestas restantes. Apartir de 1988 a região tem se transformado de uma economia exclusivamentecacaueira para uma economia diversificada, principalmente com atividadesfortemente impactantes: pecuária extensiva, café, pupunha e exploraçãomadeireira (Araujo et al. 1998).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Ouso do solo do estado do Espírito Santo está distribuído basicamente em:lavouras (permanente, temporária e temporária em descanso), pastagens (naturale plantada), florestas naturais, florestas plantadas e terras produtivas nãoutilizadas, que totalizam 3.339.022 há, ou seja, 73,23% da extensão territorialdo estado. As pastagens cobrem 1.821.069ha, constituindo o usopredominante do território capixaba. Sua maior concentração é na mesorregiãoLitoral Norte Espírito-Santense, totalizando 618.070 ha. Dentre os13 municípios integrantes dessa mesorregião, o município de Linhares concentra236.544 há (38,7% do total de pastagens da mesorregião) (de Paula, 2006).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: O sinônimo Polygala santosii foi considerado Vulnerável (VU) pela Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

4.4.3 Management
Situação: on going
Observações: Ocorre em Unidades de Conservação: Parque Nacional Monte Pascoal, no estado da Bahia e Reserva Biológica de Sooretama, no Espírito Santo (CNCFlora, 2012).

Referências

- PASTORE, J.F.; MARQUES, M.C.M.; MEDEIROS, E.S.; LUDTKE, R. Acanthocladus santosii in (Acanthocladus) Polygalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB103173>.

- PAULA, A. Florística e fitossociologia de um trecho de floresta ombrófila densa das terras baixas na Reserva Biológica de Sooretama, Linhares, ES. Doutorado. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006.

- ARAUJO, M.; ALGER, K.; ROCHA, R.; MESQUITA, C.A.B. A Mata Atlântica do Sul da Bahia: situação atual, ações e perspectivas., São Paulo, p.27, 1998.

- PASTORE, J.F.; CARDOSO, D.B.; AYMARD, G.A. A synopsis, new combinations, and synonyms in Acanthocladus (Polygalaceae)., Novon: A Journal for Botanical Nomenclature, v.20, p.317-324, 2010.

Como citar

CNCFlora. Acanthocladus santosii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Acanthocladus santosii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/11/2012 - 19:41:31